Ao contratar um seguro de vida, você deve levar em conta as necessidades específicas da sua família, o volume do seu patrimônio, sua renda e as características da sua carreira. Há diferentes modelos de apólice, coberturas e preços. As dicas a seguir ajudam você a fazer uma boa escolha, de acordo com o seu perfil:

1. Escolha um valor de indenização adequado ao seu padrão de vida.
O seguro de vida destina-se a manter o padrão de vida da sua família caso você venha a faltar ou deixe de gerar renda. Portanto, é preciso estimar com carinho o valor da apólice a ser contratada.

São comuns as apólices de 30 mil ou 50 mil reais, comercializadas por bancos ou mesmo oferecidas pelas empresas como benefício a seus empregados. Mas nem sempre esse valor é suficiente.

Para famílias com renda superior a 2 mil reais por mês, esses valores provavelmente serão insuficientes.

Lembrando que o valor da apólice pode variar de acordo com o volume de patrimônio de que sua família dispõe.

2. Evite contratar apenas cobertura para morte acidental.
A contratação de cobertura apenas para morte acidental barateia o prêmio do seguro de vida, mas é uma estratégia arriscada. Caso o segurado venha a falecer devido a uma doença, sua família ficará desprotegida. É o barato que pode sair caro.

3. Contrate um seguro que atenda às suas necessidades.
Seguro de vida não é tudo igual. Você pode, por exemplo, comprar uma apólice de seguro resgatável. Em geral, os seguros de vida são válidos enquanto você está pagando o prêmio. Se você parar de pagar, deixa de ter a cobertura e não recupera o que já foi pago.

O seguro de vida resgatável, entretanto, permite ao segurado comprar a apólice. Assim, ele para de pagar o prêmio a partir de determinado momento da vida, mas mantém a proteção.

Se o seguro for temporário, será possível resgatar parte do valor ao final da vigência; se for vitalício, as proteções se mantém para o resto da vida do segurado ou até que ele decida fazer o resgate.

O seguro temporário é ideal para quem quer proteger a família durante um período crítico – por exemplo, até os filhos se tornarem maiores de idade. É possível tanto contratar a modalidade resgatável quanto a não resgatável, o que pode sair mais barato.

Caso você não tenha família, mas trabalhe por conta própria, um seguro de acidentes pessoais pode ser a melhor alternativa. Se você tiver que ficar sem trabalhar e gerar renda por certo tempo, o seguro protege você.

Mulheres também contam com condições especiais no seguro de vida. Algumas apólices são desenhadas especialmente para elas, com coberturas específicas para diagnósticos de câncer ginecológico, como o de mama e o de ovário.

4. É possível contratar mais de um seguro de vida.
Você pode ter mais de um seguro de vida. Uma apólice não anula outra, nem há limites para o valor da indenização. Cada seguradora efetivará a indenização de acordo com o valor do capital segurado de cada contrato.

5. Caso suas necessidades mudem, altere a apólice durante a vigência.
Fazer alterações nas condições contratuais do seguro durante a vigência é possível. Basta realizar um aditivo à apólice que especifique a mudança.

A Better corretora de seguros, ajuda você a escolher o melhor seguro de vida. Faça já sua cotação!