Notícias

Alerta sobre fraudes no pagamento do IPVA em São Paulo

Alerta sobre fraudes no pagamento do IPVA em São Paulo

A Secretaria da Fazenda de São Paulo divulgou nota com um alerta sobre fraudes no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Segundo a pasta, boletos com cobrança indevida estão sendo distribuídos no estado, além de sites que usam o nome da secretaria para colher informações pessoais.

imposto pode ser pago de apenas duas formas: pelo site da Secretaria da Fazenda ou em bancos credenciados. Para isso, a pessoa deve ter em mãos o Renavam do veículo.

Segundo a secretaria, cerca de 18 milhões de avisos de vencimento do IPVA 2016 começaram a ser distribuídos. Mas é apenas um lembrete com orientações e informações para que a pessoa quite o imposto.

Dicas para identificar golpe do ‘IPVA falso’ no estado de SP.

O Presidente da Associação dos Despachantes de Campinas, Oswaldo Redaelli Filho, dá dicas para identificar a diferença entre as duas cobranças e escapar das quadrilhas. “O que você vai diferenciar da guia correta é realmente o código de barras (…). Nós observamos que o código de barras começa com o mesmo número, termina com o mesmo número, porém no meio tem uma numeração diferente”, explica.

Uma diferença importante é que, no estado de São Paulo, o IPVA não é pago na forma de boleto.

O que os proprietários paulistas recebemé apenas um lembrete do pagamento, que deve ser feito diretamente no banco, como reforça a Secretaria da Fazenda:
“O aviso (…) não é boleto nem guia de pagamento e traz informações sobre o valor do imposto. A quitação deverá ser feita respeitando o calendário, de acordo com a placa do veículo.”

motorista deve se dirigir ao banco com o documento do veículo, de acordo com o especialista. “Lá eles vão pegar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) com o número da placa do veículo e assim fazer o pagamento de acordo com o que o proprietário optar”, explica. O IPVA pode ser pago em cota única ou parcelado.

Para quem já realizou o pagamento indevido, é preciso fazer um registro de Boletim de Ocorrência e pagar, novamente, desta vez da forma correta, o imposto sobre o veículo.

Em caso de dúvidas, os contribuintes devem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda por meio do telefone 0800-170110 (exclusivo para telefone fixo) ou pelo site da pasta.

Fonte: www.g1.globo.com.

Outras novidades

Para você

Certificado digital é necessário para quem é MEI?

Saiba mais
Seguros

Por que é importante fazer um seguro para minha bike?

Saiba mais
Seguros

Previdência privada: veja como escolher o melhor plano

Saiba mais

Fique seguro com quem faz o seu seguro!

Faça sua cotação

Saiba tudo que um seguro pode fazer para você!