O que é?

Na prática, o Certificado Digital funciona como uma identidade virtual que permite o reconhecimento seguro e inequívoco de uma pessoa física ou jurídica de uma mensagem ou transação por meio eletrônico.

— Garante acesso às informações apenas aqueles devidamente autorizados

— Garante que o conteúdo da mensagem ou documento não foram alterados

— Garante a identidade de uma Pessoa Física ou Jurídica

— Garante que a pessoa realizou a transação

Uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas físicas, empresas privadas e órgãos públicos ou governamentais se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade. Uma nova maneira de usar o comércio eletrônico, assinar contratos e realizar operações bancárias!

Em tempos tão dinâmicos, nada melhor do que poder viabilizar a emissão ou recebimento de documentos, acessar informações e fechar negócios com menos burocracia. Por isso, o investimento em certificação digital é tão importante, pois garante tudo isso com autenticidade e confidencialidade, de forma a evitar adulterações.

Agregado ao certificado está a assinatura digital, que funciona como se a pessoa tivesse assinado, de próprio punho, os documentos, garantido assim sua autenticidade. Essa assinatura é uma ferramenta eletrônica que usa chaves criptográficas, um processo que codifica informações digitais de forma que somente o emissor e o receptor possam acessar os dados presentes ali.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Tipos de Certificados Digitais:

Cada pessoa física ou jurídica pode tornar digital os certificados que mais tenham a ver com a sua área de atuação. Independente disso, os mais utilizados de forma geral são:

NF-e: certificado para a emissão e armazenamento de notas fiscais eletrônicas, que podem substituir as de papel

E-mail: para garantir a identidade do emissor e que o conteúdo não será violado

e-CPF: permite realizar operações na internet com a mesma validade do CPF físico

e-CAC: oferece consulta da situação fiscal dos contribuintes

SPED: a escrituração fiscal das empresas deve ser enviada para o fisco por meio de arquivos eletrônicos validados com a certificação digital

e-CNPJ: certificado vinculado a empresas, emitido para o seu representante legal

SSL: garante segurança na troca de informações dos visitantes e usuários do seu site

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Divulgação das Práticas de Negócio da Autoridade de Registro AR BETTER vinculada às cadeias da Autoridade Certificadora Valid.

Saiba tudo que um seguro pode fazer para você!