Se você já pedala há um tempo e quer fazer um upgrade na bike porque está sentindo que ela não acompanha mais o seu ritmo ou começou a pedalar recentemente mas quer saber como deixar a sua bike melhor no futuro, confira este conteúdo que preparamos com dicas de todos os equipamentos que serão necessários trocar.

Marchas

Primeiro, você precisa verificar quantas marchas a sua bike já tem. A partir disso, você conseguirá identificar a necessidade de trocar toda a transmissão do equipamento ou não.

Se a sua bicicleta possui seis ou sete velocidades, calcule a quantidade que você quer ter para saber o que precisa ser trocado. Exemplo: 3 coroas e 7 pinhões (cogs, na roda traseira) = 21 marchas ou 21 velocidades.

Para fazer um upgrade de 24 ou 27 velocidades, é necessário trocar algumas peças da sua bike. Confira abaixo a listagem!

Catraca/Cassete

É nessa peça que estão todas as velocidades da bike, mas, engana-se quem pensa que é só trocá-la para aumentar essa quantidade.

Para sair de seis ou sete velocidades, é necessário trocar a catraca ou roda livre para o cassete bike. As duas peças são parecidas, mas com composição, construção e funcionamento bem diferentes.

Cubo da roda

Se a sua bike já tem o cassete, é só pular para a próxima peça: o cubo da roda! Lembrando que se você quer fazer um upgrade maior e a sua bicicleta ainda possui a roda livre ou catraca, trocar o cubo da roda também será fundamental.

Ao escolher o cubo da roda bike, fique atento(a) a quantidade de raios que a sua roda utiliza, assim, você não corre o risco de comprar algo incompatível ou ter que trocar o aro da sua bike. O cubo da roda é vendido com raio de 21 furos até 42. 

Câmbio traseiro

Essa peça é a responsável pela capacidade de atender com respostas rápidas às trocas de marcha. Ao trocar o cassete, é muito importante também trocar o câmbio traseiro bike pois um cassete maior demanda um câmbio com maior amplitude!

Para que a peça funcione com qualidade nas respostas e durabilidade, você precisa conferir qual a quantidade máxima de dentes tanto no pinhão maior quanto no menor que são compatíveis com o câmbio traseiro.

Trocador de marcha

Ao trocar o cassete e câmbio da bike, um trocador de marcha novo permite maior amplitude no passador, por isso, é uma peça que complementa o upgrade que você está procurando!

Corrente

A corrente é uma das peças que mais deteriorizam com o uso da bike, por isso, ao realizar um upgrade para um sistema de câmbios de nove ou mais velocidades, também será necessário trocá-la.

Além do desgaste, a espessura da corrente também muda para atender as trocas de marcha.

Câmbio dianteiro e pedivela

Nem sempre é necessário trocar essas duas peças em casos de upgrade. Mas, ainda assim, é importante levar sua bike para uma avaliação geral de um mecânico de confiança.

Este conteúdo te ajudou a ter uma ideia das peças que você precisa trocar para melhorar a bike? 

Para pedalar com tranquilidade e mais segurança, conheça o Seguro Bike da Better Seguros!