Notícias

Seguro de automóvel: mulheres são mais atentas no trânsito e nos cuidados com o carro

Seguro de automóvel: mulheres são mais atentas no trânsito e nos cuidados com o carro

Dia Internacional da Mulher – Segundo o relatório Mulheres no Trânsito, da Seguradora Líder-DPVAT, as mulheres responderam por apenas 25% das indenizações pagas por acidentes em 2015, contra 75% dos homens. Já os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram apenas 11% dos acidentes de trânsito são provocados por mulheres.

Os números refletem características marcantes das mulheres não apenas no trânsito, mas em diversos aspectos da vida: maior cautela e maior prudência. Psicóloga especialista em trânsito, Salete Coelho Martins conta que, na direção, os aspectos comportamentais mais presentes nas mulheres são o planejamento prévio e a segurança.

“Elas são cautelosas, pacientes e tranquilas. Já o homem tem raciocínio rápido e boa orientação espacial, o que o torna mais competitivo no trânsito. Por isso, muitas vezes eles exageram na velocidade”, afirma.

Além de estarem em vantagem em relação à segurança no trânsito, elas também são mais atentas quando o assunto é manutenção do automóvel, e costumam seguir corretamente o agendamento de revisões proposto pelas montadoras.

O que ainda preocupa, tanto homens como mulheres, são na hora de comprar um veículo usado. Apesar dos cuidados, o risco de fraudes envolvendo a compra e venda de carros usados existe, e é muito difícil de ser identificado sem a ajuda de um profissional. Nestes casos, um serviço criado para atender ao consumidor final que procura maior transparência e segurança na hora de trocar de carro é bem-vindo. Este tipo de serviço oferece um certificado de procedência completo, com itens que avaliam desde o histórico de roubo e furto, restrições financeiras, até chamadas de recall.

“Estamos criando uma cultura de segurança na compra e venda de usados, com a divulgação de dados de mercado, de informações sobre fraudes e dicas para o usuário final. Com o crescimento do número de vendas que começam na internet, precisamos de ferramentas, serviços, certificados e garantias adicionais que possam mitigar esses riscos e dar mais transparência e segurança ao consumidor”, explica Mário Cassio Mauricio, CEO do Grupo Dekra Brasil.

L.S.
Revista Apólice

Outras novidades

Seguros

Previdência privada: veja como escolher o melhor plano

Saiba mais
Seguros

5 passos para comprar o seu carro com segurança

Saiba mais
Seguros

Vai viajar de carro? Confira algumas dicas para uma viagem segura

Saiba mais

Fique seguro com quem faz o seu seguro!

Faça sua cotação

Saiba tudo que um seguro pode fazer para você!