Conheça as diferenças e semelhanças de cada um e saiba escolher a opção ideal para você e sua família

Sabemos que o plano de saúde é uma opção que muitos, se não possuem, já ouviram ao menos falar sobre. Mas e o seguro saúde, você já ouviu falar? Quais as diferenças entre essas duas opções? E as semelhanças? Tipos de cobertura? Qual escolher?

Quando o assunto é a saúde, é importante sempre estar informado para poder fazer a melhor escolha para você e sua família. Por isso, hoje vamos te apresentar tudo o que você precisa saber sobre o seguro saúde e o plano de saúde para poder realizar sua escolha com conhecimento.

Antes de tudo, você precisa entender o que é cada uma das opções.

Seguro saúde
Modalidade de seguro que reembolsa o contratante pelas despesas médicas que vier a ter, dando a opção de escolha por profissional, hospital, etc.

Funciona basicamente como um seguro tradicional, onde o valor de pagamento será de acordo com o potencial de custos futuros.

Plano de saúde
Diferente do seguro saúde, o plano de saúde é fornecido por empresas privadas, as quais disponibilizam uma rede de atendimento (médicos, hospitais, laboratórios, etc) que é coberta pelo plano.

Existe semelhanças entre as duas opções?
A resposta é sim! Além de ambos serem fiscalizados e terem regras estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde), as duas opções têm como principal objetivo fornecer assistência médica para seus clientes.

Outro ponto semelhante é o período de carência, o qual é definido de forma personalizada para cada cliente e contrato.

E as diferenças?
Duas grandes diferenças são percebidas ao optar por uma dessas duas opções: amplitude e valores.

Amplitude: enquanto o plano de saúde possui uma limitação de locais de atendimento, profissionais e serviços de cobertura, os quais são estipulados em contrato, o seguro saúde oferece a liberdade do usuário poder escolher onde quer ser atendimento e por qual profissional, não sendo limitado pelo contrato.

Valores: O seguro saúde costuma ter mensalidades menores que o plano de saúde, no entanto, no plano de saúde o usuário não paga nada além do estipulado em contrato e de acordo com sua cobertura. Já no seguro saúde, o usuário paga pelo serviço utilizado e a seguradora realiza o reembolso do valor, o qual não é de 100% de seu custo.

Mas qual escolher?
Para deixar ainda mais claro as informações sobre ambas as opções, confira abaixo as vantagens de cada uma antes de realizar a escolha que melhor se encaixa com as suas necessidades:

Seguro Saúde:
– Liberdade de escolha de profissional, hospital, laboratório;
– Possibilidade de uso em qualquer lugar, mesmo se estiver viajando;
– Flexibilidade em ter um contrato de acordo com às necessidades;
– Mensalidade menor que o plano de saúde.

Plano de Saúde
– Segurança e tranquilidade de amplas coberturas;
– Possibilidade de portabilidade para outra operadora;
– Nenhum custo adicional (desde que esteja dentro de sua cobertura).

Agora que você conhece mais sobre o seguro saúde e o plano de saúde e pode tomar uma decisão consciente, conheça mais sobre o seguro saúde da Better, ideal para empresas que buscam uma opção para agregar na saúde dos funcionários.

Aproveite e acesse nossas novidades e fique por dentro de outros temas.